O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS SOB O OLHAR DOS ESTUDANTES DO IFPB

EXPERIÊNCIA E PERSPECTIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i42.28545

Palavras-chave:

Políticas públicas; Educação superior; Ciência sem fronteiras.

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo analisar o Programa Ciências sem Fronteiras enquanto política pública de internacionalização da educação superior, a partir da experiência de estudantes do Instituto Federal da Paraíba. Para isso, realizou-se uma pesquisa mista, em que se realizou, primeiramente, uma revisão bibliográfica sobre o contexto do Programa na Instituição. Posteriormente foi desenvolvida a pesquisa empírica, através da aplicação de questionário e de entrevista com os estudantes. O tratamento dos dados se deu através da análise descritiva e da análise de conteúdo. A partir das falas dos sujeitos referenciadas, identificou-se que a principal dificuldade dos alunos foi com relação ao conteúdo curricular das disciplinas e ao domínio do segundo idioma. Apesar disso, a maior parte dos entrevistados teve um aproveitamento considerável no Programa, que contribuiu em suas trajetórias acadêmicas e profissionais.

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Publicado

01-12-2022

Como Citar

PINTO, P. N. de C.; SILVA, R. F. de C. e; PONTES, A. P. F. S.; MOREIRA, A. L. O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS SOB O OLHAR DOS ESTUDANTES DO IFPB: EXPERIÊNCIA E PERSPECTIVAS. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 42, p. 80–100, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i42.28545. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/28545. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios