DESAFIOS DO “APRENDER” E DO “ENSINAR” NAS ATUAIS REDES INTERATIVAS DO CIBERESPAÇO À LUZ DE PIERRE LÉVY E JÜRGEN HABERMAS
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v17i42.29289Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem; Jürgen Habermas; Pierre Lévy.Resumo
Este artigo objetiva desvelar alguns dos muitos desafios formais e informais do ensino e do aprendizado no universo ciberespacial através das redes de interação que integram pessoas e coisas de um modo sem precedentes na história da experiência humana. Parte do pressuposto de que o ciberespaço é onipresente em muitas das realidades da vida humana contemporânea. À luz epistêmica de Pierre Lévy e de Jürgen Habermas desvelamos que a otimização dos laços interativos através de uma racionalidade comunicativa pode perfazer o potencial de inteligência coletiva que tipifica o atual espaço antropológico e seus muito colégios invisíveis. Além disso, no âmbito mais estrito à educação escolar, essa racionalidade é profícua à qualificação das formas de aprender e ensinar. O estudo aponta que o potencial comunicativo emergente com o advento da internet e a informação disponível como nunca antes a educadores(as) e educandos, permite que esses atores estabeleçam uma relação dialógica focada na interação crítico-reflexiva e não na mera transmissão de conteúdo, típica do mundo analógico anterior à cibercultura. Demonstra que esse processo abre possibilidades inéditas de compartilhamento de saberes e competências e de promoção de coletivos inteligentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.