Competências de vida desenvolvidas por monitores da área de saúde
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v20i51.29611Palavras-chave:
Formação Profissional em Saúde; Monitoria; Avaliação de Competências.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo avaliar, a percepção de monitores do Centro de Ciências da Saúde de uma Universidade Particular em Fortaleza/Ceará, sobre as habilidades desenvolvidas durante o exercício da monitoria ao longo do semestre e, como eles perceberam o impacto destas nas suas atividades. Trata-se de um estudo qualitativo-descritivo realizado junto a quarenta e oito monitores que responderam a uma pesquisa de opinião baseada em afirmações (qualitativas) dentro do eixo técnico e do eixo atitudinal. Os monitores identificaram a melhoria na oratória, na capacidade de resolução de problemas, no trabalho em equipe, na organização do tempo e horários de estudo. Sinalizaram aperfeiçoamento na elaboração de questões, na redação de projetos de pesquisa, busca e aplicação de metodologias variadas de ensino-aprendizagem. Tornaram-se por fim, capazes de utilizar mídias e redes sociais como facilitadoras de ensino e desenvolveram ainda, liderança, autoconfiança, criticidade, socialização, responsabilidade no cumprimento de horários e empatia durante suas atividades. A noção de responsabilidade pelo seu desempenho aliada a confiança em suas próprias capacidades é despertada quando os alunos/monitores podem controlar e gerir os próprios processos o que influencia diretamente sobre a motivação e sobre suas atividades junto aos pares.
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