Competências de vida desenvolvidas por monitores da área de saúde

Autori

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v20i51.29611

Parole chiave:

Formação Profissional em Saúde; Monitoria; Avaliação de Competências.

Abstract

O presente trabalho teve como objetivo avaliar, a percepção de monitores do Centro de Ciências da Saúde de uma Universidade Particular em Fortaleza/Ceará, sobre as habilidades desenvolvidas durante o exercício da monitoria ao longo do semestre e, como eles perceberam o impacto destas nas suas atividades. Trata-se de um estudo qualitativo-descritivo realizado junto a quarenta e oito monitores que responderam a uma pesquisa de opinião baseada em afirmações (qualitativas) dentro do eixo técnico e do eixo atitudinal. Os monitores identificaram a melhoria na oratória, na capacidade de resolução de problemas, no trabalho em equipe, na organização do tempo e horários de estudo. Sinalizaram aperfeiçoamento na elaboração de questões, na redação de projetos de pesquisa, busca e aplicação de metodologias variadas de ensino-aprendizagem. Tornaram-se por fim, capazes de utilizar mídias e redes sociais como facilitadoras de ensino e desenvolveram ainda, liderança, autoconfiança, criticidade, socialização, responsabilidade no cumprimento de horários e empatia durante suas atividades. A noção de responsabilidade pelo seu desempenho aliada a confiança em suas próprias capacidades é despertada quando os alunos/monitores podem controlar e gerir os próprios processos o que influencia diretamente sobre a motivação e sobre suas atividades junto aos pares. 

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Pubblicato

11-12-2025

Come citare

MACIEL, C. do C. S.; ANDRADE, N. M. de; RIBEIRO, R. R. Competências de vida desenvolvidas por monitores da área de saúde. Educere et Educare, [S. l.], v. 20, n. 50, p. 325–334, 2025. DOI: 10.48075/educare.v20i51.29611. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/29611. Acesso em: 19 dic. 2025.

Fascicolo

Sezione

Artigos e Ensaios