HISTÓRIA DA CIÊNCIA X PSEUDO HISTÓRIA:

DISCURSO DOS PROFESSORES NO ENSINO DE FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i44.29984

Palavras-chave:

História da Ciência; Ensino de Física; Fenomenologia.

Resumo

O processo de construção histórica da ciência converge com o processo de construção do conhecimento dos alunos (processo de aprendizagem). Observar, hipotetizar, colocar teorias ou percepções à prova sob certas circunstâncias, errar ou acertar e generalizar são comuns a ambos os processos. Entretanto, observa-se pouca ou nenhuma referência ao emprego da História da Ciência no Ensino Médio. Tendo em vista essa problemática, este trabalho procura discutir a seguinte questão: Como os professores do Ensino Médio abordam a História da Ciência no ensino de Física? Diante dessa questão, o objetivo deste trabalho constitui-se em analisar como os professores do Ensino Médio abordam ou não a História da Ciência e enfatizar sua importância no ensino de Física. A constituição dos dados foi realizada por meio de entrevistas gravadas e, em seguida, transcritas. A análise destes dados foi fundamentada na fenomenologia de acordo com Bicudo (2000) e Martins (1989). O presente artigo mostra que os professores possuem lacunas em sua formação inicial, dificuldades em abordarem a História da Ciência, apontando, dessa forma, para a necessidade de um curso de formação continuada para estes professores.

Downloads

Publicado

20-12-2022

Como Citar

SELINGARDI, G.; NEVES, M. C. D. HISTÓRIA DA CIÊNCIA X PSEUDO HISTÓRIA: : DISCURSO DOS PROFESSORES NO ENSINO DE FÍSICA. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 44, p. 19–34, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i44.29984. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/29984. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios