HISTÓRIA DA CIÊNCIA X PSEUDO HISTÓRIA:
DISCURSO DOS PROFESSORES NO ENSINO DE FÍSICA
DOI :
https://doi.org/10.48075/educare.v17i44.29984Mots-clés :
História da Ciência; Ensino de Física; Fenomenologia.Résumé
O processo de construção histórica da ciência converge com o processo de construção do conhecimento dos alunos (processo de aprendizagem). Observar, hipotetizar, colocar teorias ou percepções à prova sob certas circunstâncias, errar ou acertar e generalizar são comuns a ambos os processos. Entretanto, observa-se pouca ou nenhuma referência ao emprego da História da Ciência no Ensino Médio. Tendo em vista essa problemática, este trabalho procura discutir a seguinte questão: Como os professores do Ensino Médio abordam a História da Ciência no ensino de Física? Diante dessa questão, o objetivo deste trabalho constitui-se em analisar como os professores do Ensino Médio abordam ou não a História da Ciência e enfatizar sua importância no ensino de Física. A constituição dos dados foi realizada por meio de entrevistas gravadas e, em seguida, transcritas. A análise destes dados foi fundamentada na fenomenologia de acordo com Bicudo (2000) e Martins (1989). O presente artigo mostra que os professores possuem lacunas em sua formação inicial, dificuldades em abordarem a História da Ciência, apontando, dessa forma, para a necessidade de um curso de formação continuada para estes professores.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.