Intervenção Pedagógica Hospitalar: olhares sobre artigos publicados em revistas Qualis A1 em Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v19i48.31541

Palavras-chave:

Pedagogia hospitalar; Classes hospitalares; Intervenção pedagógica hospitalar.

Resumo

A pedagogia hospitalar, a ser desenvolvida através de intervenções pedagógicas voltadas para alunos em situação de internação, é essencial para que estudantes em situação de vulnerabilidade, temporariamente impossibilitados de frequentar o ambiente escolar, possam receber um acompanhamento individualizado. No trabalho em questão objetivamos analisar produções científicas, representadas por artigos em periódicos nacionais classificados como A1 no quadriênio de 2017-2020 do Qualis da CAPES na área de educação, relativas à pedagogia hospitalar e intervenção pedagógica. Realizamos um estado da arte que resultou em um acervo composto por 08 produções. Os resultados apontam para duas problemáticas que permeiam a temática da pedagogia hospitalar: uma quantidade muito pequena de artigos que abordem o tema, principalmente quando o foco se encontra nas intervenções pedagógicas dentro do ambiente hospitalar e a concentração da maioria dos trabalhos na mão de poucos pesquisadores.

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Publicado

17-04-2024

Como Citar

OLMOS, I. D. F.; OLIVEIRA, L. . M. A. de; MURCIA, J. H.; TEIXEIRA, L. de A. S. Intervenção Pedagógica Hospitalar: olhares sobre artigos publicados em revistas Qualis A1 em Educação. Educere et Educare, [S. l.], v. 19, n. 48, p. 55–73, 2024. DOI: 10.48075/educare.v19i48.31541. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/31541. Acesso em: 2 maio. 2024.