Intervenção Pedagógica Hospitalar: olhares sobre artigos publicados em revistas Qualis A1 em Educação
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v19i48.31541Palavras-chave:
Pedagogia hospitalar; Classes hospitalares; Intervenção pedagógica hospitalar.Resumo
A pedagogia hospitalar, a ser desenvolvida através de intervenções pedagógicas voltadas para alunos em situação de internação, é essencial para que estudantes em situação de vulnerabilidade, temporariamente impossibilitados de frequentar o ambiente escolar, possam receber um acompanhamento individualizado. No trabalho em questão objetivamos analisar produções científicas, representadas por artigos em periódicos nacionais classificados como A1 no quadriênio de 2017-2020 do Qualis da CAPES na área de educação, relativas à pedagogia hospitalar e intervenção pedagógica. Realizamos um estado da arte que resultou em um acervo composto por 08 produções. Os resultados apontam para duas problemáticas que permeiam a temática da pedagogia hospitalar: uma quantidade muito pequena de artigos que abordem o tema, principalmente quando o foco se encontra nas intervenções pedagógicas dentro do ambiente hospitalar e a concentração da maioria dos trabalhos na mão de poucos pesquisadores.
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