PAULO FREIRE E O EXÍLIO NO CHILE: UMA CONTRIBUIÇÃO RECÍPROCA PARA UMA VISÃO DE MUNDO

Autores

  • Marco Antonio Batista Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v4i7.3253

Palavras-chave:

Paulo Freire, Educação, Exílio, Movimentos sociais.

Resumo

Paulo Reglus Neves Freire, um nome que segundo o próprio “Paulo Freire”
nunca pegou, foi construído ao longo de muitos anos dedicados a pensar e a fazer educação.
A proposta deste trabalho consiste em apresentar este educador que é, antes de ser um
brasileiro, um cidadão do mundo, mundo este por onde “andarilhou” e dele foi extraindo os
saberes pertinentes à vivência dos homens. Como recorte temporal, a presente pesquisa
trata de apresentar o período de exílio no Chile compreendido entre os anos de 1964 a
1969, onde o educador produziu de forma significativa obras que foram consagradas
mundialmente no campo da educação, em meio a um País que lhe acolheu e abrigou
também outros pensadores que também contribuíram para a lapidação deste intelectual sem
fronteiras. Destaca-se neste estudo sua militância junto a movimentos organizados e,
principalmente, seu envolvimento com trabalhadores das áreas rurais do Chile que se
tornaram relevantes e decisivos para a produção de sua obra máxima que foi, naquele
momento, a escrita da Pedagogia do Oprimido.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

CARVALHO, M. A. B. PAULO FREIRE E O EXÍLIO NO CHILE: UMA CONTRIBUIÇÃO RECÍPROCA PARA UMA VISÃO DE MUNDO. Educere et Educare, [S. l.], v. 4, n. 7, p. p. 191–201, 2000. DOI: 10.17648/educare.v4i7.3253. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/3253. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: História, Sociedade e Educação