A ESCOLA VISTA POR DENTRO: UMA PROPOSTA PARA FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v6i12.3764Palavras-chave:
Educação Escolar, Formação de Professores, Avaliação.Resumo
Este artigo teve como objetivo refletir a experiência com formação de professores de uma instituição escolar. O trabalho inicialmente focalizou o reconhecimento da realidade escolar para assim verificar as demandas reais vivenciadas pelos educadores. Utilizou-se técnicas de observação em sala de aula, análise de documentos da própria escola (como o PPP) e entrevistas realizadas com alunos e professores. A partir dos dados obtidos, verificou-se a necessidade de realizar com os professores um debate da temática “avaliação” focalizando as dificuldades teóricas e práticas sobre o mesmo. Foi possível verificar uma forte resistência por parte dos educadores em torno do trabalho, o que nos leva à reflexão sobre os limites de do aperfeiçoamento profissional caso não sejam realizado de forma continuada. Portanto, ainda que o trabalho tenha sido realizado de forma preliminar, considera-se que trouxe questões fundamentais para a análise tanto das relações existentes entre os envolvidos na realidade escolar quando às dificuldades encontradas pelos atores em atingir o sucesso da ação pedagógica.Publicado
06-09-2011
Como Citar
SILVA, R. B.; PIASSA, Z. C.; GARCIA, J. L.; BERNARDO, J. A. M. A ESCOLA VISTA POR DENTRO: UMA PROPOSTA PARA FORMAÇÃO DOCENTE. Educere et Educare, [S. l.], v. 6, n. 12, 2011. DOI: 10.17648/educare.v6i12.3764. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/3764. Acesso em: 10 abr. 2025.
Edição
Seção
Fundamentos Metodológicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.