EDUCAÇÃO TRANSDISCIPLINAR: PROMOVENDO MAIS SENSIBILIDADE ÀS NOSSAS EXPERIÊNCIAS E ÀS EXPERIÊNCIAS DOS NOSSOS EDUCANDOS
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v6i11.4038Palavras-chave:
Educação. Transdisciplinaridade. Formação de professores.Resumo
Este ensaio problematiza a emergência de uma práxis pedagógica que viabilize a construção de uma educação para a inteireza - educação transdisciplinar. Reconhecemos que se faz necessário superar a racionalidade tecnicista do conhecimento e a separação do cognitivo do afetivo e do político. Educação transdisciplinar é aqui compreendida como sendo uma proposta de educação libertadora que evidencia seu papel na construção de um novo projeto histórico. Nesta concepção de educação, o processo ensino-aprendizagem supera o processo lógico e intelectual, torna-se um processo dinâmico, coerente, constitutivo do ser humano, profundamente afetivo e social. O conceito de transdisciplinaridade é tema orientador de práticas educativas inovadoras na educação superior, capaz de auxiliar na superação do ensino que reduz o real apenas ao nível de realidade material, que reduz o ser humano ao indivíduo racional, egocêntrico ou econômico. A educação transdisciplinar parece-nos fonte inspiradora da busca de soluções aos atuais problemas educacionais, sobretudo dos apresentados no campo da formação de professores. É uma proposta educacional da e para a libertação, pois objetiva a conscientização dos sujeitos ao promover uma vivência que permite e estimula a religação das pessoas, dos eventos e das pessoas aos eventos, de maneira comprometida e ética.Downloads
Publicado
11-04-2011
Como Citar
MAGALHÃES, S. M. O. EDUCAÇÃO TRANSDISCIPLINAR: PROMOVENDO MAIS SENSIBILIDADE ÀS NOSSAS EXPERIÊNCIAS E ÀS EXPERIÊNCIAS DOS NOSSOS EDUCANDOS. Educere et Educare, [S. l.], v. 6, n. 11, 2011. DOI: 10.17648/educare.v6i11.4038. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/4038. Acesso em: 19 abr. 2025.
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Núcleo Temático: Interfaces Culturais e Formação de Professores
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