DESEMPENHO ESCOLAR NA AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DE UM CASO DE DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v6i11.4075Palavras-chave:
transtorno de aprendizagem, estudo de caso, jovemResumo
O distúrbio de aprendizagem apresenta características alteradas em habilidades de leitura, escrita e matemática, além da compreensão oral e auditiva, quando não diagnosticado ainda na infância, leva ao adulto apresentar perturbações de ordem emocional, social e lingüística. O presente trabalho objetivou caracterizar o desempenho escolar nas habilidades de compreensão em leitura, de escrita e matemática em um adulto jovem com distúrbio de aprendizagem. A participante é uma jovem, de 23 anos de idade, gênero feminino residente em uma cidade de grande porte do interior paulista. As avaliações foram realizadas em um ambulatório de especialidades pertencente ao mesmo município. Foram aplicados instrumentos específicos para a área psicopedagógica. Os dados obtidos foram descritos e analisados de acordo com critérios específicos e postos em discussão. Os resultados apontaram que a jovem apresenta um desempenho em leitura e escrita aquém da sua idade e escolaridade, também apresentando trocas fonológicas, ortográficas, prejuízos atencionais e de memória. Os achados desse estudo denotam que é necessário que se investigue sinais de prejuízo acadêmico, precocemente, pois torna-se essencial para desenvolvimento educacional. Também faz-se necessário um olhar que enfoque as habilidades do sujeito, bem como proporcione oportunidades para que o individuo maximize suas potencialidades.Downloads
Publicado
11-04-2011
Como Citar
MACHADO, A. C.; HAMMOUD, J. A.; BORGES, K. K. DESEMPENHO ESCOLAR NA AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DE UM CASO DE DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM. Educere et Educare, [S. l.], v. 6, n. 11, 2011. DOI: 10.17648/educare.v6i11.4075. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/4075. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
Fundamentos Metodológicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.