DESEMPENHO ESCOLAR NA AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DE UM CASO DE DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Andrea Carla Machado
  • Janete Alves Hammoud
  • Karina Kelly Borges

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v6i11.4075

Palavras-chave:

transtorno de aprendizagem, estudo de caso, jovem

Resumo

O distúrbio de aprendizagem apresenta características alteradas em habilidades de leitura, escrita e matemática, além da compreensão oral e auditiva, quando não diagnosticado ainda na infância, leva ao adulto apresentar perturbações de ordem emocional, social e lingüística. O presente trabalho objetivou caracterizar o desempenho escolar nas habilidades de compreensão em leitura, de escrita e matemática em um adulto jovem com distúrbio de aprendizagem. A participante é uma jovem, de 23 anos de idade, gênero feminino residente em uma cidade de grande porte do interior paulista. As avaliações foram realizadas em um ambulatório de especialidades pertencente ao mesmo município. Foram aplicados instrumentos específicos para a área psicopedagógica. Os dados obtidos foram descritos e analisados de acordo com critérios específicos e postos em discussão. Os resultados apontaram que a jovem apresenta um desempenho em leitura e escrita aquém da sua idade e escolaridade, também apresentando trocas fonológicas, ortográficas, prejuízos atencionais e de memória. Os achados desse estudo denotam que é necessário que se investigue sinais de prejuízo acadêmico, precocemente, pois torna-se essencial para desenvolvimento educacional. Também faz-se necessário um olhar que enfoque as habilidades do sujeito, bem como proporcione oportunidades para que o individuo maximize suas potencialidades.

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Publicado

11-04-2011

Como Citar

MACHADO, A. C.; HAMMOUD, J. A.; BORGES, K. K. DESEMPENHO ESCOLAR NA AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DE UM CASO DE DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM. Educere et Educare, [S. l.], v. 6, n. 11, 2011. DOI: 10.17648/educare.v6i11.4075. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/4075. Acesso em: 5 maio. 2024.