DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA C & T: POR UMA CULTURA CIENTÍFICA

Autores

  • Tiago Eloy Zaidan

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v6i11.4697

Palavras-chave:

Cultura científica, Divulgação e popularização da C & T, Processos sociais da comunicação, Jornalismo científico, História da divulgação científica.

Resumo

A criação, em março de 1665, do periódico Philosophical Transactions é considerada o marco do jornalismo científico no mundo. No Brasil, os primeiros passos no campo da divulgação científica ocorrem no primeiro quartel do século XIX, com a criação do Museu Nacional. A pavimentação de uma cultura científica é consonante com o exercício de cidadania, e pode contribuir com a conscientização e protesto de demandas não apenas na esfera das políticas em ciência e tecnologia, mas, ainda, em outros litígios. Contudo, o campo da divulgação e popularização da C & T possui desafios intrínsecos e extrínsecos, como, por exemplo, o elevado coeficiente de alijamento que acomete o público geral com relação à compreensão científica. E a mídia de massa não tem ajudado muito a reverter a situação, embora possua um vigoroso potencial como aliada da divulgação e popularização da ciência.

Downloads

Publicado

11-04-2011

Como Citar

ELOY ZAIDAN, T. DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA C & T: POR UMA CULTURA CIENTÍFICA. Educere et Educare, [S. l.], v. 6, n. 11, 2011. DOI: 10.17648/educare.v6i11.4697. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/4697. Acesso em: 5 maio. 2024.