DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA C & T: POR UMA CULTURA CIENTÍFICA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v6i11.4697Palavras-chave:
Cultura científica, Divulgação e popularização da C & T, Processos sociais da comunicação, Jornalismo científico, História da divulgação científica.Resumo
A criação, em março de 1665, do periódico Philosophical Transactions é considerada o marco do jornalismo científico no mundo. No Brasil, os primeiros passos no campo da divulgação científica ocorrem no primeiro quartel do século XIX, com a criação do Museu Nacional. A pavimentação de uma cultura científica é consonante com o exercício de cidadania, e pode contribuir com a conscientização e protesto de demandas não apenas na esfera das políticas em ciência e tecnologia, mas, ainda, em outros litígios. Contudo, o campo da divulgação e popularização da C & T possui desafios intrínsecos e extrínsecos, como, por exemplo, o elevado coeficiente de alijamento que acomete o público geral com relação à compreensão científica. E a mídia de massa não tem ajudado muito a reverter a situação, embora possua um vigoroso potencial como aliada da divulgação e popularização da ciência.Downloads
Publicado
11-04-2011
Como Citar
ELOY ZAIDAN, T. DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA C & T: POR UMA CULTURA CIENTÍFICA. Educere et Educare, [S. l.], v. 6, n. 11, 2011. DOI: 10.17648/educare.v6i11.4697. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/4697. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
Políticas Educacionais
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