A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE INGLÊS NO CONTEXTO DO IDIOMA COMO LÍNGUA GLOBAL
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v6i12.4793Palavras-chave:
língua inglesa, cidadania, formação de professorResumo
Este artigo tem o objetivo de promover reflexão sobre a formação do professor de inglês na era das Tecnologias de Comunicação Digital. Primeiramente são feitas considerações a respeito da língua inglesa como língua global, como também suas influências na formação da identidade dos sujeitos. Em seguida, são contempladas as diferentes concepções de língua que interferiram no ensino de língua estrangeira, bem como a compreensão que se tem do conceito de cidadania. Considerando o ensino da língua inglesa como possibilidade de promover mudanças, buscamos suporte nos estudos Pós-Estruturalistas e no Letramento Crítico para delinear nossa opinião. Acreditamos que tais concepções promovem uma formação social e cultural mais harmônica com o indivíduo, levando-o à reflexão, ao questionamento e à ação, em sintonia com a sua realidade. Por fim, consideramos que as mudanças possíveis no ensino de línguas passam pela formação e tomada de decisão do professor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.