A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE INGLÊS NO CONTEXTO DO IDIOMA COMO LÍNGUA GLOBAL

Autores

  • Rose Maria Belim Motter
  • Araci Hack Catapan

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v6i12.4793

Palavras-chave:

língua inglesa, cidadania, formação de professor

Resumo

Este artigo tem o objetivo de promover reflexão sobre a formação do professor de inglês na era das Tecnologias de Comunicação Digital. Primeiramente são feitas considerações a respeito da língua inglesa como língua global, como também suas influências na formação da identidade dos sujeitos. Em seguida, são contempladas as diferentes concepções de língua que interferiram no ensino de língua estrangeira, bem como a compreensão que se tem do conceito de cidadania. Considerando o ensino da língua inglesa como possibilidade de promover mudanças, buscamos suporte nos estudos Pós-Estruturalistas e no Letramento Crítico para delinear nossa opinião. Acreditamos que tais concepções promovem uma formação social e cultural mais harmônica com o indivíduo, levando-o à reflexão, ao questionamento e à ação, em sintonia com a sua realidade. Por fim, consideramos que as mudanças possíveis no ensino de línguas passam pela formação e tomada de decisão do professor.

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Publicado

10-06-2011

Como Citar

MOTTER, R. M. B.; CATAPAN, A. H. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE INGLÊS NO CONTEXTO DO IDIOMA COMO LÍNGUA GLOBAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 6, n. 12, 2011. DOI: 10.17648/educare.v6i12.4793. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/4793. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Políticas para Educação Superior e Formação de Professores