FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES EM PORTUGAL (1992-2011): OS EFEITOS NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Autores

  • João Manuel Formosinho
  • Joaquim Machado Araújo

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v6i11.4875

Palavras-chave:

Formação contínua, Efeitos da formação, Desenvolvimento profissional.

Resumo

A expansão da escola de massas, o desenvolvimento do exercício da docência e a consolidação da concepção da formação como processo ao longo da vida estão na base da criação em Portugal, a partir dos anos 90 do século XX, de um sistema de formação contínua dos educadores e professores dos ensinos básico e secundário. Neste artigo, descrevemos o processo evolutivo da construção do sistema de formação contínua de professores em Portugal nas últimas duas décadas e os seus efeitos no desenvolvimento profissional dos docentes.

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Publicado

11-04-2011

Como Citar

FORMOSINHO, J. M.; ARAÚJO, J. M. FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES EM PORTUGAL (1992-2011): OS EFEITOS NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 6, n. 11, 2011. DOI: 10.17648/educare.v6i11.4875. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/4875. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Interfaces Culturais e Formação de Professores