DA ÉTICA DO DIÁLOGO À RESPOSTA ÉTICA A ALTERIDADE – POR UMA EDUCAÇÃO INTER-HUMANA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v6i12.5295Palavras-chave:
Ética, Educação, Diálogo, Alteridade.Resumo
Neste artigo, inicialmente, a partir de Gadamer e Freire, pretendemos examinar a importância do diálogo para a educação ética. O diálogo tem sido tomado como uma forma privilegiada de filosofar e educar, pois pressupõe uma discussão, uma conversa entre pessoas unidas por uma busca comum. O diálogo implica a tolerância ao pluralismo de valores e interesses na sociedade. O encontro dialógico torna-se a condição para a construção de uma educação ética na qual a verdade e a moralidade podem emergir. Concluímos o texto com uma leitura de Levinas acerca da concepção da relação inter-humana, fundada na resposta à alteridade e a importância desta para a educação. Pensar a educação como encontro inter-humano implica a incorporação sempre de novas experiências culturais e transformá-las em novas práticas, para além de uma mera descrição objetiva. Portanto, a ética, relação inter-humana, fundamenta a verdadeira educação, que não é uma simples relação com um interlocutor, mas com a alteridade que deve ser acolhida e respondida de forma incondicional.Downloads
Publicado
05-08-2011
Como Citar
ALVES, M. A.; GHIGGI, G. DA ÉTICA DO DIÁLOGO À RESPOSTA ÉTICA A ALTERIDADE – POR UMA EDUCAÇÃO INTER-HUMANA. Educere et Educare, [S. l.], v. 6, n. 12, 2011. DOI: 10.17648/educare.v6i12.5295. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/5295. Acesso em: 10 abr. 2025.
Edição
Seção
Fundamentos da Educação
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