FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR:CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA.

Autores

  • Sueli Petry da Luz
  • Yára Christina Cesário Pereira
  • Kátia Naomi Kuroshima
  • Marcos Luiz Pessati

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v6i12.6464

Palavras-chave:

Palavras-chave, Formação continuada. Ensino superior. Prática docente. Mudança paradigmática.

Resumo

Este artigo, resultado de estudo de caso, tem por objetivo relatar as contribuições
de melhoria na prática pedagógica individual de cinco docentes (11% do Curso de Ciências
Biológicas), tendo por base os fundamentos do Programa de Formação Continuada para
Docentes do Ensino Superior da UNIVALI. Os resultados foram satisfatórios, pois, além do
domínio de conhecimento, envolvimento e comprometimento com o ensino, houve melhorias
na prática pedagógica, resultantes desta intervenção somadas a eventos anteriores de formação
continuada, como: contextualização dos assuntos; correlação dos objetivos, estratégias e
avaliação; cultura de avaliação, no que diz respeito a discussão e devolutiva dos resultados;
participação dos alunos; instrumentação técnica dos audiovisuais; relacionamento professoraluno.
Contudo, necessita-se, ainda, maior ação conjunta dos docentes, dirigentes e formadores
do Programa para: planejamento, perfil profissiográfico; atitudes universitárias; síntese
integradora dos conteúdos; avaliação criterial e, por último, a transição do paradigma do
ensinar para o aprender. Sugere-se exploração maior sobre a compreensão teórica da relação
entre aprendizagem e desenvolvimento, bem como a construção de significados pelo aluno,
o que requer reorganização das concepções de ensino.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

LUZ, S. P. da; PEREIRA, Y. C. C.; KUROSHIMA, K. N.; PESSATI, M. L. FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR:CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA. Educere et Educare, [S. l.], v. 6, n. 12, 2000. DOI: 10.17648/educare.v6i12.6464. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/6464. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Políticas para Educação Superior e Formação de Professores