FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR:CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA.
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v6i12.6464Palavras-chave:
Palavras-chave, Formação continuada. Ensino superior. Prática docente. Mudança paradigmática.Resumo
Este artigo, resultado de estudo de caso, tem por objetivo relatar as contribuiçõesde melhoria na prática pedagógica individual de cinco docentes (11% do Curso de Ciências
Biológicas), tendo por base os fundamentos do Programa de Formação Continuada para
Docentes do Ensino Superior da UNIVALI. Os resultados foram satisfatórios, pois, além do
domínio de conhecimento, envolvimento e comprometimento com o ensino, houve melhorias
na prática pedagógica, resultantes desta intervenção somadas a eventos anteriores de formação
continuada, como: contextualização dos assuntos; correlação dos objetivos, estratégias e
avaliação; cultura de avaliação, no que diz respeito a discussão e devolutiva dos resultados;
participação dos alunos; instrumentação técnica dos audiovisuais; relacionamento professoraluno.
Contudo, necessita-se, ainda, maior ação conjunta dos docentes, dirigentes e formadores
do Programa para: planejamento, perfil profissiográfico; atitudes universitárias; síntese
integradora dos conteúdos; avaliação criterial e, por último, a transição do paradigma do
ensinar para o aprender. Sugere-se exploração maior sobre a compreensão teórica da relação
entre aprendizagem e desenvolvimento, bem como a construção de significados pelo aluno,
o que requer reorganização das concepções de ensino.
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Publicado
01-01-2000
Como Citar
LUZ, S. P. da; PEREIRA, Y. C. C.; KUROSHIMA, K. N.; PESSATI, M. L. FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR:CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA. Educere et Educare, [S. l.], v. 6, n. 12, 2000. DOI: 10.17648/educare.v6i12.6464. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/6464. Acesso em: 10 abr. 2025.
Edição
Seção
Núcleo Temático: Políticas para Educação Superior e Formação de Professores
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