O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIOESTE-CAMPUS DE CASCAVEL: HISTÓRIA DE SUAS REESTRUTURAÇÕES CURRICULARES
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v6i12.6480Resumo
Para o presente artigo, abordaremos a trajetória dos trinta e oito anos de existência[e resistência] do curso de Pedagogia da UNIOESTE – campus de Cascavel e os embates nabusca de garantir a qualidade da formação dos alunos, a partir de um processo constante deavaliação e acompanhamento das propostas curriculares. As mudanças ocorridas sempreforam resultados de discussões coletivas e de pesquisas com egressos, as quais possibilitaramconhecimentos sistematizados que resultaram em ratificações ou alterações curriculares. Areflexão sobre o processo que constituiu o curso tal qual ele se apresenta hoje, justifica-seenquanto sistematização de seus avanços. E permite uma avaliação desses caminhos, abrindoperspectivas às possibilidades que se constituem nos futuros embates que permeiam a dialéticacotidiana da relação teoria e prática, no fazer dessa formação docente. Ainda que se trate deum curso, retomar sua história fala de parte da história dos cursos de Pedagogia no Paraná, epossibilita refletir com mais profundidade sobre sua proposta de formação de professores.Nessa perspectiva, apresentam-se duas pesquisas com egressos, avaliando o impacto daformação oferecida, quando da inserção desses profissionais no Mercado de Trabalho. Porém,o faz a partir de um olhar específico, uma vez que o modelo de formação analisado consolidouavanços construídos coletivamente na postura epistêmica de seus docentes, colocando-se navanguarda ao implantar, na realidade concreta, ideias que ainda estavam sendo discutidas nocenário nacional, há quase duas décadas.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
SZYMANSKI, M. L. S.; BASTOS, C. C. B. O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIOESTE-CAMPUS DE CASCAVEL: HISTÓRIA DE SUAS REESTRUTURAÇÕES CURRICULARES. Educere et Educare, [S. l.], v. 6, n. 12, 2000. DOI: 10.17648/educare.v6i12.6480. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/6480. Acesso em: 10 abr. 2025.
Edição
Seção
Núcleo Temático: Políticas para Educação Superior e Formação de Professores
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