O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE MARTINHO LUTERO

Autores

  • Ligia de Carvalho Abões Vercelli - Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v7i14.6529

Palavras-chave:

Lutero, Reforma Protestante, educação

Resumo

O presente artigo tem por objetivo resgatar as ideias sobre o pensamento educacional da Reforma Protestante do século XVI na figura do humanista Martinho Lutero. Além de apresentar as críticas necessárias à Reforma da Igreja, Lutero questiona a educação escolar da Alemanha daquela época. Para ele, a escola não deveria formar apenas religiosos e eclesiásticos; defendia uma educação para todos e que fosse garantida pelo Estado, porém cristã, obrigatória, com nova organização nos currículos e na metodologia. Além disso, era a favor de uma formação de qualidade aos professores para que estes pudessem oferecer o melhor ensino às crianças a aos jovens. Trata-se, portanto, de uma proposta atual e que tem reflexos na educação da atualidade.

 

Palavras-chave: Lutero, Reforma Protestante, educação

 

Downloads

Publicado

17-10-2013

Como Citar

VERCELLI - UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO, L. de C. A. O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE MARTINHO LUTERO. Educere et Educare, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 46–53, 2013. DOI: 10.17648/educare.v7i14.6529. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/6529. Acesso em: 27 abr. 2024.