UMA PEDAGOGIA DA CULPA: APONTAMENTOS SOBRE A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS NA IDADE MÉDIA

Autores

  • Adriano Machado Oliveira - Universidade Federal de Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v7i14.7153

Palavras-chave:

História da Educação, Pecado, Culpabilização, Cristianismo

Resumo

No presente trabalho, o autor efetua uma análise teórico-reflexiva acerca da constituição de uma pedagogia cristã da alta idade média até a baixa idade média. A partir de fontes históricas registradas principalmente pela historiografia francesa, buscou-se então uma caracterização do contexto educativo medieval e suas possíveis repercussões para a educação de crianças. Nesse contexto, destacam-se as conceituações de pecado, inferno e diabo, as quais foram reiteradamente utilizadas com vistas a domesticar os comportamentos e doutrinar as consciências individuais. Como resultado dessa pedagogia austera, destacam-se a difusão do medo e da culpa como disposições comportamentais legitimadas socialmente, e a produção de uma matriz culpabilizante no sujeito ocidental que pode ter influenciado significativamente as práticas educacionais religiosas e laicas, na educação de crianças, para além da idade média.

Palavras-chave: História da Educação – Pecado – Culpabilização – Cristianismo

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Publicado

21-10-2013

Como Citar

OLIVEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE TOCANTINS, A. M. UMA PEDAGOGIA DA CULPA: APONTAMENTOS SOBRE A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS NA IDADE MÉDIA. Educere et Educare, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 21–29, 2013. DOI: 10.17648/educare.v7i14.7153. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/7153. Acesso em: 27 abr. 2024.