SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE LIBRAS NA ESCOLA INCLUSIVA: A PERSPECTIVA DOS ALUNOS SURDOS ENVOLVIDOS

Autores

  • Alisson Gomes Gonçalves
  • Maria Clara Maciel Ribeiro - Universidade Estadual de Montes Claros

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v7i14.8094

Palavras-chave:

Aluno surdo, Inclusão, Língua Brasileira de Sinais, Língua Portuguesa.

Resumo

Este estudo objetiva analisar em que medida o processo de inclusão de alunos surdos na rede regular de ensino tem contribuído (ou deixado de contribuir) com a aprendizagem da Língua Portuguesa e da Língua Brasileira de Sinais, na perspectiva dos alunos surdos envolvidos no processo. Os dados foram coletados através da aplicação de questionários semiestruturados a nove alunos surdos de uma escola estadual de Montes Claros. Os resultados indicam que os alunos não têm aulas de Libras na escola e que apresentam dificuldades acentuadas na aprendizagem do português. Isso significa que os alunos não estão ampliando de forma significativa o conhecimento em Libras que já possuem e que o processo de ensino-aprendizagem do português escrito tem se mostrado falho.

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Publicado

20-10-2013

Como Citar

GONÇALVES, A. G.; RIBEIRO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS, M. C. M. SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE LIBRAS NA ESCOLA INCLUSIVA: A PERSPECTIVA DOS ALUNOS SURDOS ENVOLVIDOS. Educere et Educare, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 69–82, 2013. DOI: 10.17648/educare.v7i14.8094. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/8094. Acesso em: 27 abr. 2024.