Environmental Education at school: a discussion about instrumental rationality and interdisciplinarity
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v13i29.15523
Supporting Agencies
Keywords:
Educação Ambiental Formal, Práticas pedagógicas, Educação Básica.Abstract
This article presents preliminary findings of an ongoing research that aims to explore Environmental Education through pedagogical practices in the discipline of mathematics. We collected data on a group of four ninth grade classes of an elementary public school located in urban area of the city of São Lourenço do Oeste - SC. In this setting, 79 students answered a semi-structured questionnaire on environment and environmental education. The preliminary results suggest a convergence between these data and those obtained in other studies carried out with public school teachers in the same region. Thus indicating a comprehensive alignment between pedagogical practices adopted by public school teachers in (formal) Environmental Education, and student’s environmental conceptions. Regarding the theoretical aspects, the article discusses the importance of interdisciplinary in the pedagogical posture of the teacher in order to foster the treatment of Environmental Education in the school context.Downloads
Additional Files
- Parecer Consubstanciado do CEP (Português (Brasil))
- Autorização da Direção da Escola (Português (Brasil))
- TERMO DE ASSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (Português (Brasil))
- TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (Português (Brasil))
- TERMO DE CONSENTIMENTO PARA USO DE IMAGEM E SOM DE VOZ (Português (Brasil))
Published
06-12-2018
How to Cite
DE COSTA, D.; PONTAROLO, E.; DE MELLO, N. A. Environmental Education at school: a discussion about instrumental rationality and interdisciplinarity. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 29, p. DOI: 10.17648/educare.v13i29.15523, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i29.15523. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/15523. Acesso em: 18 apr. 2025.
Issue
Section
Dossiê: Pesquisas em Educação Ambiental
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.