O LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DO COLÉGIO PEDRO II: UMA AVALIAÇÃO NA PERSPECTIVA DE SEUS DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v13i27.15704Palavras-chave:
Laboratório de Ciências. Ensino de Ciências. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Avaliação.Resumo
O estudo teve por objetivo avaliar em que medida as atividades do Laboratório de Ciências, dos Anos Iniciais do Colégio Pedro II (CPII), contribuem para aperfeiçoar as práticas pedagógicas realizadas na sala de aula regular. Para tanto, foi desenvolvida uma abordagem teórica, que situou o ensino de Ciências como ‘alfabetização científica’, explicitada a história da criação e desenvolvimento do Laboratório de Ciências nesta instituição, e utilizada uma abordagem avaliativa, centrada nos participantes. Do ponto de vista metodológico, o estudo se desdobrou em duas partes: a primeira, envolveu um grupo focal com docentes do CPII, consideradas experientes no ensino de Ciências, cujas falas depuradas deram origem às categorias avaliativas que seriam posteriormente avaliadas. A segunda, resultou na aplicação de um questionário a um grupo de 12 docentes, todas mais novas no CPII, para avaliar em que medida as categorias avaliativas estavam presentes nas práticas dessas docentes. A análise dos dados, baseada no confronto das falas avaliativas de ambos os grupos, revelou que as docentes mais novas na instituição endossam e ampliam a importância das atividades do Laboratório de Ciências para as práticas pedagógicas das salas de aula convencionais. O grupo mais novo das docentes ampliou significativamente as categorias avaliativas iniciais, oferecendo subsídios à construção de um quadro integrador, o qual poderá servir de base para se determinar a presença dos indicadores ali expressos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.