A EDUCAÇÃO FRANCISCANA NO COLÉGIO SÃO JOSÉ DOS NATURAIS
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v15i34.22873
Supporting Agencies
ICETI
Keywords:
Educação, Franciscanos, Pedro de Gante.Abstract
O objetivo deste estudo é analisar a ação pedagógica franciscana no México realizada no Colégio São José dos Naturais, provavelmente fundado em 1523. Dirigido por Pedro de Gante (1480-1572), tido como um dos mais importantes educadores do México colonial, a escola priorizou a educação de crianças astecas e enfatizou o ensino das letras, das artes e da matemática e também contribuiu para formar artesãos, entre outros ofícios. A educação buscava cumprir o papel de ensinar a doutrina cristã às crianças de diversos grupos sociais: nas capelas, salas de aulas e pátios, os franciscanos organizavam atividades que levavam ao aprendizado dos aspectos principais do catecismo cristão e das mais variadas atividades produtivas. Com essas atividades, os franciscanos acreditavam poder contribuir para erradicar as crenças religiosas nativas ao mesmo tempo em que as crianças seriam preparadas para fazer parte das novas estruturas produtivas e sociais implantadas pelos espanhóis, quando venceram os astecas, em 1521. A importância desse momento particular da história e dos desdobramentos para o México e para o continente Americano justificam estudos dessas primeiras experiências educacionais, das quais Pedro de Gante é o protagonista.Downloads
Published
13-05-2020
How to Cite
BORDIN, R. A. A EDUCAÇÃO FRANCISCANA NO COLÉGIO SÃO JOSÉ DOS NATURAIS. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 34, p. DOI: 10.17648/educare.v15i34.22873, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i34.22873. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/22873. Acesso em: 3 nov. 2024.
Issue
Section
Dossiê: HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.