A DINÂMICA E OS DESAFIOS DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: NO ENCALÇO DA RENOVAÇÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MOÇAMBIQUE
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v18i46.30784Keywords:
Profissionalização Docente; Abordagem Sistémica; Renovação Pedagógica; Ensino Básico; Moçambique.Abstract
O artigo ora apresentado e intitulado “A dinâmica e os Desafios da profissionalização docente: No encalço da renovação pedagógica da educação básica em Moçambique”, procura fazer uma reconstrução histórica da formação dos professores primários em Moçambique, identificando trajectórias e os paradigmas a eles subjacente, de modo a compreender a dinâmica da profissionalização e a delimitar desafios. A tónica está no contributo das instituições de formação para a iniciação da profissionalização docente. O pressuposto é o de que a profissionalização docente é um factor determinante para a renovação pedagógica da escola e para a garantia da qualidade do ensino. A profissionalização docente é percebida como uma função sistémica centrada na formação de professores competentes, ao mesmo tempo que se pressupõe que ela começa com a formação inicial. A abordagem subjacente é uma abordagem contextual, sistémica, reconstrutiva, analítica e progressiva. O artigo termina com a fundamentação da iniciação da profissionalização numa perspectiva de abordagem integrada e coordenada.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.