MATRIZES MÍTICAS E IMAGINÁRIAS DA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA DE PAULO FREIRE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v18i46.30790

Keywords:

Imaginário; Paulo Freire; Mitologia; Pedagogia da Esperança; Imaginação Simbólica.

Abstract

Este artigo visa, muito mais do que apresentar o conteúdo da Pedagogia da Esperança em Paulo Freire, identificar os traços míticos e imaginários que se escondem sob o viés de uma racionalidade que caracteriza o discurso pedagógico. Em outras palavras, identificar, na perspectiva de Paulo Freire, a produção simbólica (porque todo discurso é sempre simbólico) das imagens que dão conta da constituição do sentido da ação de Freire.

Published

20-03-2023

How to Cite

TEIXEIRA , M. C. S. MATRIZES MÍTICAS E IMAGINÁRIAS DA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA DE PAULO FREIRE. Educere et Educare, [S. l.], v. 18, n. 46, p. 9–24, 2023. DOI: 10.48075/educare.v18i46.30790. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/30790. Acesso em: 20 may. 2024.

Issue

Section

Dossiê: Os princípios transversais do ensino, pesquisa e extensão (Brasil/Moçamb