THE INTERNATIONALIZATION OF HIGHER EDUCATION FROM THE PERSPECTIVE OF COLLABORATIVE NETWORKS
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v19i49.32897Keywords:
Educação Superior; Internacionalização em casa; Redes colaborativas.Abstract
The internationalization of higher education is considered one of the quality criteria in institutional evaluation and is necessary for student training and qualification. Furthermore, it seeks to provide the construction of intercultural skills. Mobility is the most traditional form of internationalization, however, in Latin America, its incidence is low due to economic issues, and also the difficulty of accessing some geopolitical centers of knowledge. In this direction, this article seeks to reflect on new ways that need to be put into practice, so that institutions reach a degree of comprehensive internationalization and can become radiators of sustainable development. Among the main strategies for this type of internationalization, collaborative networks, which are the focus of this bibliographic study, deserve to be highlighted.
References
BALESTRIN, A.; VERSCHOORE, J. Redes de cooperação empresarial:
estratégias de gestão na nova economia. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Geocapes: sistema de informações georreferenciadas. Brasília: CAPES, 2022. Disponível em: https://geocapes.capes.gov.br/geocapes/. Acesso em: 25 maio 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da educação superior 2022: divulgação dos resultados. Brasília: Ministério da Educação, 10 out. 2023. Documento em PDF.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. 22. ed. Rio de Janeiro: São Paulo, 2020.
CROWTHER, P. et al. Internationalisation at home: a position paper. Amsterdam: European Association for International Education, 2000.
DE WIT, H. Las dinâmicas de la internacionalización a través de la movilidad académica. In: SALMI, J. et al. Reflexiones para la política de Internacionalización de la Educación Superior em Colombia. Bogotá: Ministerio de Educación Nacional, 2014, p. 135-158.
DE WIT, H. Misconceptions about (the end of) internationalization, challenges and opportunities for the future Hans. Educación Superior y Sociedad, Caracas, v. 21, n. 21, p. 65-78, 2017. Disponível em: https://www.iesalc.unesco.org/ess/index.php/ess3/article/view/27. Acesso em: 04 jun. 2023.
DIDRIKSSON, A. Educación superior y sociedad del conocimiento en América Latina y el Caribe, desde la perspectiva de la Conferencia Mundial de la Unesco. In: TÜNNERMANN, B. C (ed.). La educación superior en América Latina y el Caribe: diez años despues de la conferencia mundial. Colômbia: Pontificia Universidad Javeriana Colombia, 2008. Disponível em: http://www.iesalc.unesco.org.ve/index.php?option=com_fabrik&c=form&view=details&Itemid=840&fabrik=10&rowid=5&tableid=10&lang=es. Acesso em: 12 ago. 2014.
GACEL-ÁVILA, J. La dimensión internacional de las universidades: contexto, procesos, estrategias. Guadalajara: Universidad de Guadalajara, 2006.
GACEL-AVILA, J. La dimensión internacional de las universidades mexicanas. Educación superior y sociedad, Caracas, v. 11, n. 1, p. 121-142, 2000. Disponível em: https://www.iesalc.unesco.org/ess/index.php/ess3/article/view/135. Acesso em: 13 jul. 2019.
GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Líber Livro, 2007.
HUDZIK, J. K. Comprehensive internationalization: institutional pathways to success. Nova York: Routledge, 2015.
KNIGHT, J. Internacionalização da educação superior: conceitos, tendências e desafios. 2. ed. São Leopoldo: OIKOS, 2020.
LAUS, S. P.; MOROSINI, M. C. Internationalization of higher education in Brazil. In: DE WIT, H., JARAMILLO, I.; GACEL-ÁVILA, J.; KNIGHT, J. (ed.). Higher Education in Latin America: the international dimension. Washington: The World Bank, 2005. (Directions in development).
LOPES, F. D.; BALDI, M. Redes como perspectiva de análise e como
estrutura de governança: uma análise das diferentes contribuições. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 43, n. 5, p. 1007-1035, set./out. 2009. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/rap/a/8Wswr4Zg4vHwBZ7FjyMc64G/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 17 fev. 2024.
LUNA, J. M. F. de (Org.). Internacionalização do currículo: educação, interculturalidade, cidadania global. Campinas: Pontes, 2016.
MEDINA, T. O. Introducción. La cooperación Sur-Sur en América Latina y el Caribe: balance de una década (2008-2018). In: MEDINA, T. O.; MUÑOZ, E. E. (orgs.) La cooperación sur-sur en América Latina y el Caribe: balance de una década (2008-2018). Buenos Aires: CLACSO, 2019.
MENTGES, M. J. Internacionalização e organização em rede: uma proposta para a Rede Internacional Marista de Educação Superior. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/10923/24380. Acesso em: 13 fev. 2024.
MOROSINI, M. C. Estado do conhecimento sobre internacionalização da educação superior: conceitos e práticas. Educar, Curitiba, n. 28, p. 107-124, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602006000200008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/k4qqgRK75hvVtq4Kn6QLSJy/?lang=pt. Acesso em: 13 fev. 2024.
MOROSINI, M.; CLEMENTE, F. A. S. Inter (nacionalização e culturalidade): constructos gêmeos em contextos emergentes da Educação Superior. In: CUNHA, M. I. da; RIBEIRO, G. M. (Org.) Práticas pedagógicas na educação superior: desafio dos contextos emergentes. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2020. (Série Ries/Pronex, v. 8). p. 233-249.
MOROSINI, M.; CORTE, M. G. D. Internacionalização da Educação Superior. In: MOROSINI, M. (Org.). Enciclopédia Brasileira da Educação Superior. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2021. p. 35-170. v. 1. (Série Ries/Pronex, 10).
MOROSINI, M. C.; MENTGES, M. J. Organismos internacionais e educação superior: proposições da agenda E2030. Educação temática digital, Campinas, v. 22, n. 3, p. 632-650, jul./set. 2020. DOI: 10.20396/etd.v22i3.8659308. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922020000300632&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 14 fev. 2024.
MOROSINI, M. C.; NEZ, E de. Redes de pesquisa como proposta integradora para a internacionalização do conhecimento em contextos emergentes. Inter Ação, v. 45, n. 3, p. 688-703, 2020. DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.62131. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/62131/35882. Acesso em: 03 mar. 2021.
NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Objetivos do desenvolvimento sustentável. Brasília: Nações Unidas, c2023. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 11 mar. 2023.
NILSSON, B. Internationalising the curriculum. In: CROWTHER, P. et al. Internationalisation at home: a position paper. Amsterdam: European Association for International Education, 2000.
OECD. A OCDE e o Brasil: uma relação mutuamente benéfica. [Paris]: OECD, [202-].Disponível em: https://www.oecd.org/latin-america/paises/brasil-portugues/. Acesso em: 19 out. 2023.
OECD. Higher education to 2030: globalisation. Paris: OECD, 2009. v. 2. Disponível em: http://www.oecd.org/education/ceri/highereducationto2030volume2globalisation.htm#ES. Acesso em: 12 nov. 2021.
PNUD. Relatório de desenvolvimento humano 2021/2022. Nova York: PNUD, 2022. Disponível em: https://www.undp.org/pt/brazil/desenvolvimento-humano/publications/relatorio-de-desenvolvimento-humano-2021-22. Acesso em: 28 mar. 2023.
STALLIVIERI, L. O processo de internacionalização nas instituições de ensino superior. Educação Brasileira: revista do conselho de reitores das universidades brasileiras, Brasília, v. 24, n. 48, 2003.
UNESCO. Educação para a cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI. Brasília: UNESCO, 2015. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000234311. Acesso em: 18 ago. 2020.
UNESCO. Education 2030: Incheon declaration and framework for action: towards inclusive and equitable quality education and lifelong learning for all. Incheón: UNESCO, 2015. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000243278. Acesso em: 18 ago. 2020.
WERNICKE. F.; KORSUNSKY. L. Introducción. In: TANGELSON, G. (comp.) Desde el sur: miradas sobre la internacionalización. Remedios de Escalada: Ediciones de la Universidad Nacional de Lanús, 2014. Disponível em: http://erasmusplusriesal.org/sites/default/files/16._desde-el-sur-miradas-sobre-la-internacionalizacion.pdf. Acesso em: 13 fev. 2024.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.