THE SITUATION OF FEDERAL STATE INSTITUTIONS OF HIGHER EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v5i10.5376Keywords:
Universidade federal, Educação pública, Direito social, Reforma do Estado, Medidas governamentais.Abstract
The text deals with the situation of federal universities today, acknowledging and questioning them regarding the reform of the state as part of the strategies of the bourgeoisie to confront the crisis of capitalism. It is guiding the debate on the deconstruction of the right dome social education, from the commoditization of this right under the aegis of its transmutation into service conceived as a "public good", with reference to the determinations of international bodies to the periphery of world capitalism. This paper discusses the changes in the university's role in this context and presents the ramifications for professional training, research and teaching based on these changes, highlighting government measures which enhance them.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.