A FORMAÇÃO SUPERIOR DE PROFESSORES EM EXERCÍCIO: A EXPERIÊNCIA DA UNICAMP NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v2i3.666Keywords:
Formação de Professores, Educação Superior, Curso de Pedagogia, Formação Inicial e Continuada.Abstract
O Programa Especial de Formação de Professores em Exercício na Rede Municipal dos Municípios da Região Metropolitana de Campinas -PROESF descrito neste artigo, é um grande programa de formação de professores que, desde 2002 vem sendo desenvolvido pela Faculdade de Educação da Unicamp e é composto por 3 dimensões: curso de Especialização; curso de Pedagogia para professores em exercício na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental; organização de Núcleos de Educação Continuada, todos voltados para os municípios que integram a Região Metropolitana de Campinas (RMC). Apresentamos no artigo, os aspectos gerais de seu planejamento, suas particularidades como um Programa Especial, seu desenvolvimento e os dados de uma pesquisa de avaliação sobre seus alcances até o momento. Dentre os aspectos que o caracterizam, está o de ser um programa planejado de forma conjunta e participativa entre a Faculdade de Educação e os Secretários da Educação dos municípios. Ressaltamos no texto a forma democrática e colaborativa que foi adotada planejamento e execução do Programa e os resultados positivos da sua avaliação.Downloads
Published
07-12-2007
How to Cite
LEITE, A. S. da S.; SOLIGO, Ângela F. A FORMAÇÃO SUPERIOR DE PROFESSORES EM EXERCÍCIO: A EXPERIÊNCIA DA UNICAMP NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS. Educere et Educare, [S. l.], v. 2, n. 3, p. p. 221–241, 2007. DOI: 10.17648/educare.v2i3.666. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/666. Acesso em: 19 apr. 2025.
Issue
Section
Políticas Educacionais
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.