RELATO DE EXPERIÊNCIAS EXITOSAS EM SUBPROJETOS DO PIBID DESENVOLVIDOS EM CRATEÚS-CE
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i25.16077
Agencias de apoyo
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Palabras clave:
Formação de professores, Experiência formativa, Práticas docentes.Resumen
A formação de professores da educação básica tem apresentado inquietações entre a comunidade acadêmica. Pensando nisso, o Ministério da Educação (MEC) criou o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que proporciona aos alunos dos cursos de licenciatura vivenciar o cotidiano das escolas da rede pública de educação. Neste contexto, o objetivo geral deste trabalho foi pesquisar as experiências formativas de bolsistas de iniciação à docência (ID) e de supervisores vinculados a cinco subprojetos do PIBID desenvolvidos na cidade de Crateús - CE. Os objetivos específicos consistiram em: pesquisar as atividades gerais realizadas pelos subprojetos envolvidos na pesquisa; verificar as particularidades e as ações específicas dos subprojetos, considerando as suas diferentes áreas e; avaliar a percepção que os entrevistados têm sobre o PIBID com foco na contribuição do programa para as suas formações. O levantamento de dados ocorreu através de entrevistas. Entrevistou-se 06 supervisores e 20 bolsistas de ID de 05 cursos de licenciatura de instituições localizadas em Crateús. Os questionamentos se referiram às percepções sobre o papel do PIBID na formação docente, às contribuições do programa para as escolas e os entrevistados, e às experiências formativas adquiridas durante as suas participações. Os entrevistados classificaram o PIBID como uma “vitrine” que dá visibilidade aos bolsistas para o mercado de trabalho e ressaltaram a contribuição do programa na formação inicial e continuada de bolsistas e supervisores. Para os envolvidos na pesquisa, a participação no programa resulta em um amadurecimento de suas habilidades na docência e na pesquisa, proporcionado principalmente pela vivência dos licenciandos nas escolas. As escolas parceiras também são beneficiadas porque são contempladas com acervos de materiais didáticos, porque muitas das ações desenvolvidas pelo programa envolvem a preparação dos alunos para exames internos e externos, e porque há a socialização de metodologias inovadoras com os demais professores da escola. Desta forma, reitera-se a importância do programa no fortalecimento da relação entre escola e universidade, na melhoria da formação dos supervisores e bolsistas de ID, ao mesmo tempo em que tem contribuído para o processo de ensino-aprendizagem nas escolas.Descargas
Archivos adicionales
Publicado
12-12-2017
Cómo citar
MOURA, F. N. de S.; PAIVA, A. B. de; SUDÉRIO, F. B. RELATO DE EXPERIÊNCIAS EXITOSAS EM SUBPROJETOS DO PIBID DESENVOLVIDOS EM CRATEÚS-CE. Educere et Educare, [S. l.], v. 12, n. 25, 2017. DOI: 10.17648/educare.v12i25.16077. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/16077. Acesso em: 23 may. 2025.
Número
Sección
Artigos e Ensaios
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.