ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA MULTICULTURAL: REFLETINDO A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA DENTRO DA TEORIA PÓS-COLONIAL

Autores/as

  • Hélio José Santos Maia Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, Departamento de Métodos e Técnicas (FE/UnB). https://orcid.org/0000-0002-8162-1137
  • Maria Helena da Silva Carneiro Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (PPGE/FE/UnB).

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i30.18859
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Palabras clave:

Ensino de Ciências, multiculturalismo, teoria pós-colonial

Resumen

O artigo apresenta desafios ao ensino de ciências frente à universalização da educação e os enfoques multiculturais nas diferentes áreas das ciências naturais, bem como os encaminhamentos pedagógicos na formação dos professores. O trabalho é parte de um estudo de representação em conceitos científicos na escola primária de Timor-Leste, para tese de doutorado e tem como principal problema, refletir e analisar como modernamente se articulam pedagogicamente as áreas das ciências que são colocadas ao ensino básico em face à convergência aos caminhos multiculturais. Como metodologia utilizou-se de pesquisa bibliográfica em artigos e livros, assim como investigação de caráter qualitativo em loco nas escolas primárias do Timor-Leste e na formação de professores timorenses. Para o entendimento de abordagens culturais no ensino de ciências se recorreu à teoria pós-colonial, a partir dos trabalhos de Edward Said, Frantz Fanon, Homi Bhabha, Arjun Appadurai que situam o universo pós-colonial em frente às concepções eurocêntricas e dos encaminhamentos da teoria no campo do ensino de ciências de Lyn Carter, Aikenhead entre outros. A confluência da pesquisa bibliográfica com a investigação de campo permitiu perceber a diversidade de visões sobre o ensino de ciência que abarca concepções externalistas e internalistas frente aos caminhos ideológicos multiculturais e suas variadas formas de compreender o mundo. A análise dos dados obtidos na pesquisa se deu por meio da confrontação dos achados bibliográficos com o que se verificou na investigação de campo e permitiu o estabelecimento de algumas conclusões. Considerando que os valores culturais refletem uma espécie de opinião étnica sobre a natureza, sem o rigor da ciência clássica, ao admiti-los no corpo dos conhecimentos científicos sem a devida separação destes, corre-se o risco de piorar o ensino de ciências naturais ao mistificar explicações regidas por leis naturais acerca dos mais variados fenômenos físicos e biológicos, fortalecendo as concepções alternativas dos estudantes em detrimento dos conhecimentos científicos que se deseja estabelecer. 

Biografía del autor/a

Hélio José Santos Maia, Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, Departamento de Métodos e Técnicas (FE/UnB).

Hélio José Santos Maia é Doutor em Educação pela Universidade de Brasília e professor do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. E-mail: heliomaia@unb.br

Maria Helena da Silva Carneiro, Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (PPGE/FE/UnB).

Maria Helena da Silva Carneiro é Doutora em Didática das disciplinas: Biologia - Paris VII - França e professora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (PPGE/FE/UnB). E-mail: mhsilcar@unb.br

Publicado

22-12-2018

Cómo citar

MAIA, H. J. S.; CARNEIRO, M. H. da S. ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA MULTICULTURAL: REFLETINDO A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA DENTRO DA TEORIA PÓS-COLONIAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 30, p. DOI: 10.17648/educare.v13i30.18859, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i30.18859. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18859. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ: O ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS