É FANTÁSTICO!!!!! UMA ANÁLISE SOBRE OS RESULTADOS QUANTITATIVOS DE PESQUISAS SOBRE APRENDIZAGEM DIVULGADAS NA MÍDIA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v1i2.261Palabras clave:
ensino-aprendizagem, pesquisas educacionais, cotidiano escolar, práticas pedagógicasResumen
Este texto foi elaborado a partir da reportagem assistida no dia treze de junho de 2004, no programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão. Tratava-se da apresentação dos resultados de testes de Português e Matemática, aplicados em 270 alunos de escolas públicas de vinte e sete capitais brasileiras. Naquela ocasião, encontrava-me em processo avançado de uma investigação do tipo etnográfica em uma escola pública e dediquei especial atenção às repercussões que tal reportagem provocou na escola. Neste artigo, a partir da referida reportagem, de cenários construídos em diferentes lares e dos diálogos entre as professoras, provoco uma reflexão sobre como uma análise quantitativa sobre aprendizagem pode causar distorções e implicações sociais das mais diversas.Descargas
Publicado
07-12-2007
Cómo citar
REGINA FERREIRA DE OLIVEIRA, S. É FANTÁSTICO!!!!! UMA ANÁLISE SOBRE OS RESULTADOS QUANTITATIVOS DE PESQUISAS SOBRE APRENDIZAGEM DIVULGADAS NA MÍDIA. Educere et Educare, [S. l.], v. 1, n. 2, p. p. 165–177, 2007. DOI: 10.17648/educare.v1i2.261. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/261. Acesso em: 24 may. 2025.
Número
Sección
Artigos e Ensaios
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.