LIMITES E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA NO CONTEXTO DO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v17i43.26296Palabras clave:
Educação, inclusão, capitalismo.Resumen
A educação especial na perspectiva inclusiva é uma modalidade da educação que está respaldada por marcos jurídicos que visam promover a inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais. Contudo, a exclusão social gerada pelo capitalismo impõe diversas barreiras para a efetivação da inclusão deste público, cria expressões de uma exclusão específica que se materializam sob a forma de limites impostos às pessoas com necessidades educacionais especiais ao longo da vida. Nesse sentido, entendemos que a educação na perspectiva inclusiva pode ser pensada a partir do horizonte de uma utopia concreta; significa que, embora haja condições materiais e históricas para a eliminação das barreiras à inclusão, é devido à lógica de organização do Estado como instrumento de dominação da classe burguesa e pela apropriação privada dos meios de produção pelos capitalistas, que a inclusão deste público é precária e incipiente. Por fim, a educação inclusiva pensada enquanto utopia concreta, se apresenta como uma possibilidade real de efetivação da inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais, para tanto, viável por meio da superação do capitalismo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Educere et Educare
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.