A ESCOLA E A EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICAS: UMA QUESTÃO PENDENTE NO CONTEXTO MOÇAMBICANO E UM DESAFIO ATUAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v18i46.30782

Palabras clave:

Democracia; Educação; Escola; Moçambique; Sociedade.

Resumen

Relativamente à eventualidade da escola e a educação democráticas serem tomadas como uma questão pendente no contexto Moçambicano e um desafio actual interessa, antes de tudo, ressaltar que para a percepção do estágio actual da educação e escola moçambicanas, sobretudo a pretensão de edificarem-se e consolidarem-se como democráticas, é essencial levar em linha de conta que a escola e a educação democráticas constituem alguns dos instrumentos de consecução de uma sociedade democrática, a medida que universalizam o saber sistematizado e, igualmente, permitem a convivência democrática através da vivência de experiências democráticas, essenciais para o exercício da democracia. Concomitantemente, a medida que a democracia capitaliza experiências democráticas no processo educacional, a agência escolar se torna um vector real da democracia. Dado que a consolidação da democracia e da cidadania democrática passa, inevitavelmente, por uma educação-formação democrática, o grande desafio para o Estado moçambicano prende-se com o facto de tomar como prioridade e urgente a necessidade de investir-se na escola como agência de formação democrática, isto é, tomá-la na qualidade de factor gerador de competências e habilidades democráticas, tais como o diálogo, a liberdade de expressão, a participação, a tolerância, a solidariedade, a cooperação, o respeito pelas diferenças,  etc.

Publicado

20-03-2023

Cómo citar

MECHIÇO , R. A. . A ESCOLA E A EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICAS: UMA QUESTÃO PENDENTE NO CONTEXTO MOÇAMBICANO E UM DESAFIO ATUAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 18, n. 46, p. 174–205, 2023. DOI: 10.48075/educare.v18i46.30782. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/30782. Acesso em: 3 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Os princípios transversais do ensino, pesquisa e extensão (Brasil/Moçamb