A ESCOLA E A EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICAS: UMA QUESTÃO PENDENTE NO CONTEXTO MOÇAMBICANO E UM DESAFIO ATUAL
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v18i46.30782Palabras clave:
Democracia; Educação; Escola; Moçambique; Sociedade.Resumen
Relativamente à eventualidade da escola e a educação democráticas serem tomadas como uma questão pendente no contexto Moçambicano e um desafio actual interessa, antes de tudo, ressaltar que para a percepção do estágio actual da educação e escola moçambicanas, sobretudo a pretensão de edificarem-se e consolidarem-se como democráticas, é essencial levar em linha de conta que a escola e a educação democráticas constituem alguns dos instrumentos de consecução de uma sociedade democrática, a medida que universalizam o saber sistematizado e, igualmente, permitem a convivência democrática através da vivência de experiências democráticas, essenciais para o exercício da democracia. Concomitantemente, a medida que a democracia capitaliza experiências democráticas no processo educacional, a agência escolar se torna um vector real da democracia. Dado que a consolidação da democracia e da cidadania democrática passa, inevitavelmente, por uma educação-formação democrática, o grande desafio para o Estado moçambicano prende-se com o facto de tomar como prioridade e urgente a necessidade de investir-se na escola como agência de formação democrática, isto é, tomá-la na qualidade de factor gerador de competências e habilidades democráticas, tais como o diálogo, a liberdade de expressão, a participação, a tolerância, a solidariedade, a cooperação, o respeito pelas diferenças, etc.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.