RELEVÂNCIA CURRÍCULAR NO ENSINO BÁSICO: DAS SILHUETAS À PERFORMATIVIDADE NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v18i46.30785Palabras clave:
Performatividade; Regulação Social; Política Curricular; Autonomia Docente; Fabricação do Professor.Resumen
A presente reflexão questiona a relevância curricular do Ensino Básico em Moçambique a partir de uma abordagem hermenêutica. Ela problematiza os instrumentos de regulação veiculados por especialistas e técnicos de educação e pelos actores educativos na escola, com vista a sustentação da “fabricação e modelação do professor.” Assim, nesta reflexão se assume a ideia segundo a qual torna-se relevante examinar os documentos produzidos pelas instâncias centrais da educação para a implementação das políticas educativas e, por conseguinte, perceber de que forma eles podem produzir formas de regulação da autonomia docente nas escolas, tencionando a relação entre o currículo escrito, as políticas de avaliação e a autonomia docente. Para tal, nesta abordagem toma-se em linha de conta a tese da qual a exposição dos referidos contornos (silhuetas) permitirá a explicitação da relevância do currículo do Ensino Básico em Moçambique, considerando os pressupostos conceptuais, epistemológicos e pedagógicos que lhe são inerentes.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.