CONSIDERAÇÕES SOBRE AS ESCOLAS MULTISSERIADAS: ESTADO DA ARTE
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v5i9.3878Mots-clés :
História da educação, Políticas educacionais.Résumé
Este artigo apresenta algumas considerações acerca das escolas multisseriadas. São escolas organizadas em uma sala única, na qual se reúnem alunos pertencentes, geralmente às quatro séries iniciais do ensino fundamental, sob a regência de um único professor. A temática, além de ser um objeto de investigação quase inexplorado pelos historiadores da educação, ainda não foi extinta pelas novas formas de organização escolar propostas pelas políticas públicas na área da educação. Sobrevivem, portanto, a mais de cem anos, adentrando o século XXI. Nossas preocupações estão voltadas para a captação da historicidade dessa forma de organização escolar e as relações entre o seu passado e o seu presente. Neste artigo, apresentaremos, em especial, algumas considerações acerca das teorizações em torno das escolas multisseriadas ainda existentes no Brasil.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.