FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO DOCENTE DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ENFOQUE NO LETRAMENTO DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v3i5.398Palabras clave:
letramento digital, formação docente, ensino de línguas estrangeirasResumen
Este artigo discute o duplo desafio dos profissionais da educação com relação ao letramento digital, visto que, por um lado, necessitam ampliar seu próprio letramento digital e, por outro, encontrar uma abordagem pedagógica para poder desenvolver plenamente o letramento dos estudantes, seja enquanto futuros docentes, seja como alunos dos cursos regulares do ensino fundamental e médio. Trata-se, por um lado, de mudar a realidade de que mesmo os colégios e professores que possuem acesso à Internet façam pouco ou nenhum uso das máquinas disponíveis no ambiente escolar e, por outro, de oferecer aos aprendizes condições de participar efetivamente da realidade digital na qual encontra-se inserida a sociedade em que vivemos. No entanto, as universidades continuam à margem de uma formação docente que contemple a capacitação de profissionais, como os da área de Letras, para manusear e explorar didaticamente os recursos do computador e da Internet no ensino de línguas.Descargas
Publicado
16-04-2009
Cómo citar
DA SILVA CASTELA, G. FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO DOCENTE DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ENFOQUE NO LETRAMENTO DIGITAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 3, n. 5, p. p. 167–173, 2009. DOI: 10.17648/educare.v3i5.398. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/398. Acesso em: 19 abr. 2025.
Número
Sección
Fundamentos Metodológicos
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.