INTERAÇÃO, INTERATIVIDADE E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO ON-LINE
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v9i18.10071Mots-clés :
Mediação pedagógica, Interação/interatividade, pesquisa bibliográfica.Résumé
A proposta deste ensaio foca numa revisão de trabalhos baseada na coleta de aporte teórico sobre a influência da interação e tecnomídias no processo de mediação professoral. A investigação identificou um grupo de 72 de artigos que pesquisaram os processos de mediação, educação e formação docente, uso de TIC na formação, estratégias de ação educativa, associando-os à apreensão de conhecimento para favorecer novos caminhos e olhares sobre a formação de professores. Tendo em vistas ampliar o campo de busca dos materiais a serem pesquisados fora realizada uma seleção de artigos para formar uma base de dados com o gerenciador de referências Isis web knowledge. Usou-se um filtro específico para pesquisas entre os anos de 2005 a 2014 considerando os idiomas: inglês, português e espanhol. Os domínios de pesquisa centraram-se nas áreas de Ciências Sociais e Tecnologia. A área de pesquisa focada abrangeu Education Educacional research e Information sciences library scince. Esta investigação apresentou um caráter exploratório, abordando pesquisas qualitativas. A metodologia escolhida baseou-se na revisão bibliográfica de artigos disseminados nas principais revistas associadas à Pesquisa em Educação, divulgação e ensino. Esta pesquisa caracterizada como secundária por Marconi e Lakatos (2011) permitiu maturações e ponderações de posse do conjunto de dados catalogados. Visava uma reflexão sobre os processos de investigação, delimitação de estudos, estratégias de análise de dados e a construção de um projeto de pesquisa na área de Didática de Ciências para agrupar informações esperando que estas fornecessem e fundamentassem uma investigação prévia ao desenvolvimento de uma Tese doutoral.
Palavras-chave: Mediação pedagógica; Interação/interatividade; pesquisa bibliográfica.
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