ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: QUESTÕES ORGANIZACIONAIS E METODOLÓGICAS

Auteurs-es

  • Nájela Tavares Ujiie

DOI :

https://doi.org/10.17648/educare.v4i7.1539

Mots-clés :

Ensino Fundamental de nove anos, Políticas educacionais, Práxis educativa.

Résumé

Este artigo discute o ensino fundamental de nove anos, tendo em vista questões organizacionais e metodológicas. Deste modo, situa a educação da infância no cenário das políticas educacionais e prima por refazer o percurso organizacional e de institucionalização do ensino fundamental de nove anos no contexto educacional brasileiro. Apresenta, em seguida, pontos relevantes das exigências metodológicas e pedagógicas para o primeiro ano desta etapa de ensino. E focaliza, a Pedagogia de Projetos como alternativa metodológica plausível para o trabalho educativo nos anos iniciais do ensino fundamental, proporcionando uma práxis globalizante e atenta a dinâmica da complexidade que envolve a educação da infância.

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Publié-e

03-12-2009

Comment citer

UJIIE, N. T. ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: QUESTÕES ORGANIZACIONAIS E METODOLÓGICAS. Educere et Educare, [S. l.], v. 4, n. 7, p. p. 331–342, 2009. DOI: 10.17648/educare.v4i7.1539. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1539. Acesso em: 17 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Fundamentos Metodológicos