A ÉTICA NO ENSINO DE QUÍMICA: UM OLHAR A PARTIR DAS PUBLICAÇÕES NO ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA E NAS REVISTAS QUÍMICA NOVA E QUÍMICA NOVA NA ESCOLA
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v13i27.17041Mots-clés :
Ética, Ensino de Química, Formação de Professores.Résumé
Este trabalho tem como objetivo apresentar como o tema ética está sendo tratado em publicações da área da Educação em Química. Realizamos um levantamento em uma amostra de publicações no Encontro Nacional de Ensino de Química e nas Revistas: Química Nova e Química Nova na Escola, no período compreendido entre 2008 a 2013. A coleta de dados foi realizada mediante o uso da ferramenta automática de busca, com a utilização das palavras-chave, “ética”, “moral”, “valor”, “respeito”, “comportamento” e “caráter”. As considerações finais apontam para a necessidade de inserção de maiores discussões sobre a ética na formação inicial, na educação escolar e nas pesquisas na área de Química para que possamos superar as dificuldades pedagógicas e proporcionar uma atmosfera de reflexão sobre a ética envolvida nos conceitos da Química.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.