EDUCAÇÃO PARA O PROGRESSO DENTRO DA ORDEM: A FORMAÇÃO DA CIDADANIA NO BRASIL AUTORITÁRIO
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.18150Mots-clés :
ditadura militar – política educacional - currículoRésumé
Em linhas gerais, o objetivo deste artigo é destacar a apropriação do lema Ordem e Progresso na Ditadura Militar, ressaltando o seu viés autoritário no discurso educacional, especialmente na reforma educacional empreendida pela Lei 5.692/71 que abordou temáticas sociais do currículo para o ensino fundamental com o objetivo de fomentar uma formação para a cidadania em sintonia com o projeto educacional dos militares para a mansidão. Nesse contexto, os Estudos Sociais, e nele a disciplina de Educação Moral e Cívica (EMC), representaram os conhecimentos que garantiriam a manutenção da ordem nacional pelo caminho da conformação e da repressão com o objetivo de quebrar as resistências sociais e inculcar as ideologias afinadas com a visão de mundo dominante. A ênfase nessas disciplinas buscou definir quais conhecimentos seriam abordados nas escolas, estabelecendo assim um repertório curricular carregado de valores morais e éticos para a formação do cidadão.
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