APRESENTAÇÃO
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v12i25.18427Résumé
O dossiê aqui apresentado foi produzido pelo GPSIE – Grupo de Pesquisa em
Psicologia e Educação (CECA-UNIOESTE) e pelo PEPSI – Laboratório de Pedagogia e
Psicologia (FACED-UFBA), juntamente com a Revista Educere et Educare, da Universidade
Estadual do Oeste do Paraná. O tema do dossiê é Análise do Comportamento, Educação e
Contemporaneidade.
A Análise do Comportamento é muito criticada e pouquíssimo conhecida na
Educação Brasileira, muito embora exista uma comunidade analítico-comportamental
brasileira reconhecida internacionalmente com muitas contribuições para a área, não só em
volume como em qualidade. No entanto, o diálogo entre analistas do comportamento e
outros educadores no Brasil continua incipiente, o que confere à presente iniciativa um
caráter inovador, progressista e democrático. Um verdadeiro “oásis” em um cenário
marcado pela rigidez e invariabilidade teórico-conceitual.
Este dossiê contempla um amplo leque de estudos relativos à interlocução Análise
do Comportamento e Educação, representando desde temas mais conhecidos quanto
temas emergentes, com privilégio para pesquisas empíricas que caracterizam a área, de
modo a contribuir para um debate cada vez mais atualizado e baseado em dados.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.