ENTREVISTA COM JOSÉ CARLOS SOUZA ARAÚJO: O POSITIVISMO NA PESQUISA NAS CIÊNCIAS HUMANAS
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.18437Résumé
Mestre em História Social pela Universidade de São
Paulo (USP), e Doutor em Educação na área de Filosoa e
História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas
(UNICAMP), através da tese intitulada "Filosoa da Educação e
Realidade Brasileira no Pensamento Pedagógico Marxista". Atua
como professor e pesquisador com ênfase na área da Filosoa e
História da Educação, bem como nas áreas da Pedagogia e da
Didática. Desde 1979, tem trabalhado com a disciplina Filosoa
da Educação, e desde 1997, também com História da Educação.
Tem várias publicações vinculadas a tais áreas entre livros,
capítulos de livro, artigos e trabalhos completos, além de
participar como co-organizador de várias obras. É membrofundador
do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e
Historiograa da Educação da Universidade Federal de
Uberlândia, desde a sua emergência em setembro de 1990,
quando se ampliou o grupo de pesquisa "História, Sociedade e
Educação no Brasil" (Histedbr). É membro da Sociedade
Brasileira de História da Educação desde a sua fundação em 2000,
da qual foi Diretor Regional do Sudeste entre 2003 e 2007.
Atualmente, está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade Federal de Uberlândia, da qual é
Professor Titular, como professor colaborador; integra também a
Rede de Pesquisadores sobre Professores (as) do Centro-Oeste -
REDECENTRO. Foi membro da Câmara de Assessoramento em
Ciências Sociais, Humanas, Letras e Artes (SHA) da Fundação de
Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) entre
01/02/2007 e 31/01/2011. Além disso, atuou como pesquisador
visitante, nível 1, com o apoio do CNPq, junto ao Programa de
Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB),
de março de 2009 a fevereiro de 2010. Entre janeiro e dezembro
de 2012, foi pesquisador visitante na Unicamp (Universidade
Estadual de Campinas), junto à Faculdade de Educação.
Atualmente integra o Programa de Pós-Graduação em Educação
da Universidade de Uberaba (UNIUBE) como professor
permanente.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.