DESIGUALDADE SOCIAL E JUVENTUDE NA ABORDAGEM SÓCIO-HISTÓRICA: UM BREVE DEBATE SOBRE POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v13i27.18553Mots-clés :
Desigualdade social. Juventude. Ação afirmativa.Résumé
O presente estudo aborda sobre os conceitos de desigualdade social e juventude na perspectiva sócio-histórica, na tentativa de aproximar estas ideias com a discussão sobre políticas de ação afirmativa, especialmente a política de cotas. A pesquisa bibliográfica fundamenta-se em autores relacionados à área da psicologia sócio-histórica para o debate e reflexões sobre as questões de desigualdade social e juventude, além de artigos com foco nesta mesma temática e pesquisas envolvendo a política de cotas. Com base no estudo realizado, foi possível apreender que ainda há muito a se discutir acerca da permanência dos estudantes cotistas após o seu ingresso nas instituições e que a psicologia sócio-histórica pode contribuir para esse debate trazendo a perspectiva e o olhar para estes jovens, como sujeitos históricos que devem participar nesse processo de transformação social do qual fazem parte ativamente.
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