Os projetos políticos pedagógicos dos cursos de Agronomia no contexto do desenvolvimento rural sustentável

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DOI :

https://doi.org/10.48075/educare.v20i50.21362
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Mots-clés :

Projeto Político Pedagógico; Agronomia; Desenvolvimento Rural Sustentável.

Résumé

Fazer um levantamento dos cursos de Agronomia das Universidades públicas e privadas do Estado do Paraná – BR, analisando seus Projetos Políticos Pedagógicos - PPP acerca de como abordam a temática do desenvolvimento rural sustentável em seus currículos, quais disciplinas estão incumbidas de tal tarefa é o que trata este estudo. Com o levantamento foram identificadas 220 instituições de ensino superior no Estado do Paraná – BR, e, 12% destas ofertam o curso de Agronomia, o próximo passo foi identificar aqueles em que a documentação referente ao mesmo estavam disponíveis nos sites e páginas das universidades especificamente e reconhecer na grade curricular quais disciplinas que atuam diretamente na abordagem do desenvolvimento rural sustentável. Neste sentido, três disciplinas se destacaram: a Sociologia Rural, Gestão Ambiental e Extensão Rural. Com as Diretrizes Curriculares Nacionais a partir de 2006 as universidades passaram a ter mais autonomia na formulação de seus cursos, a flexibilização curricular por exemplo deu as universidades possibilidade de caracterizarem de fato seus cursos.

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Publié-e

12-05-2025

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DETTMER, T. L.; SILVA, N. L. S. da. Os projetos políticos pedagógicos dos cursos de Agronomia no contexto do desenvolvimento rural sustentável. Educere et Educare, [S. l.], v. 20, n. 50, p. 1–26, 2025. DOI: 10.48075/educare.v20i50.21362. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/21362. Acesso em: 22 mai. 2025.