A CRIAÇÃO DA CAPES COMO AGÊNCIA DE FOMENTO NO BRASIL E SEU PAPEL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v16i40.24333Mots-clés :
CAPES, formação de professores, avaliação institucionalRésumé
Este artigo tem o objetivo de pensar as políticas de formação de professores a partir de uma discussão que articula a criação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) como agência de fomento no Brasil e seus papéis institucionais no processo de avaliação. No que diz respeito ao caminho metodológico implementado para alcançar o objetivo proposto, procuramos trazer uma discussão preliminar sobre a criação da Capes, cuja identidade e papéis estão vinculados aos processos de avaliação institucional, auxiliando nos debates e proposições de políticas para formação docente ao longo dos anos. Ao final da exposição sobre a importância da Capes como agência de fomento e suas articulações para as mudanças de objetivos no processo de institucionalização, foram feitos alguns apontamentos sobre os projetos e políticas desenvolvidas em alguns governos, no intuito de pensar os impactos nas políticas educacionais e a forma como se propõe a discutir a formação de professores.Téléchargements
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