EDUCAÇÃO E INCLUSÃO: O OLHAR PARA A DIVERSIDADE HUMANA A PARTIR DAS PRÁTICAS DOS DOCENTES UNIVERSITÁRIOS
DOI :
https://doi.org/10.48075/educare.v17i43.29604Résumé
O contexto da diversidade que se apresenta na escola, mais especificamente no ensino regular, requer dos professores a construção e a mobilização de saberes e conhecimentos que atendam à demanda da aprendizagem de e para todos os alunos. Dentro desse contexto de diversidade humana, a pesquisa teve como objetivo compreender como os docentes, que formam novos docentes para atuarem em contexto inclusivo, dialogam com essa demanda formativa. Nessa perspectiva, a formação do educador envolverá a exigência de uma atitude ética articulada à compreensão do contexto no qual e para o qual se desenvolve a atividade docente. O horizonte de possibilidades de aprendizagem é o mesmo para todos os seres humanos, mas essas aprendizagens podem se manifestar de forma diferenciada, por isso, o processo educacional em termos de metodologias, recursos e avaliação não pode ser igual para todos os alunos, uma vez que deve responder às demandas da formação humana na sua totalidade. É com esse fundamento que esta pesquisa fundada numa perspectiva dialética busca junto aos docentes que atuam no ensino superior compreender a dinâmica da formação ofertada na academia às demandas da escola de educação básica, para tanto, apresentamos aos docentes universitários cinco situações problemas que envolvem situações de aprendizagem presente em sala de aula, para que após analisarem esses professores dissessem como orientariam seus acadêmicos na situação de estágio supervisionado a atuarem frente às demandas das situações problemas. Os resultados evidenciam que há uma compreensão geral que vincula situações de não aprendizagem à deficiência e, por sua vez, essa forma de visualizar as situações problemas do cotidiano escolar remeteu à busca por professor especializado, por laudos médicos, por atendimentos individualizados e mesmo segregados, ou seja, ao acadêmico caberia buscar apoios distintos em detrimento a buscar formas didáticas e metodológicas para atender a diversidade humana presente na sala de aula.
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