ANÁLISE DO DESEMPENHO EM REDAÇÕES DE VESTIBULANDOS COTISTAS E NÃO-COTISTAS
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v5i10.3546Mots-clés :
Vestibular, Redação, Sistema de cotas.Résumé
Este trabalho tem como objetivo apresentar reflexões sobre a relação entre o desempenho em redação no vestibular e o sistema de cotas implantado em 2009 na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. O intuito da análise dessas redações foi observar as diferenças existentes na realização desta prova entre os alunos aprovados por meio do sistema de cotas sociais e fora do mesmo. O corpus desta pesquisa consistiu em 122 redações, sendo 40 dos aprovados em Odontologia, 40 dos aprovados em Engenharia Civil e 42 dos aprovados em Medicina. Estes três cursos são historicamente os mais concorridos no vestibular da Unioeste – campus Cascavel. A apresentação e decorrente análise dos dados relacionados aos dois grupos de estudantes produziram reflexões diferentes ao do pressuposto em que se fundamenta o sistema de cotas: a de que alunos oriundos das escolas públicas teriam maior dificuldade em conseguir um bom desempenho na prova de redação do vestibular.
PALAVRAS-CHAVE: vestibular, redação, sistema de cotas.
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