AS CONCEPÇÕES HISTÓRICAS SOBRE AS CRIANÇAS PEQUENAS: SUBSÍDIOS PARA PENSAR O FUTURO
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v2i3.652Mots-clés :
Educação infantil, Educação básica, Sentimentos de Infância.Résumé
Diante da crescente expansão da Educação Infantil no Brasil e no mundo, ocorrido nas últimas décadas, a inclusão da criança de 0 a 6 anos de idade em creches e pré-escolas já é um direito da Legislação Educacional, a qual além de reiterar o direito constitucional, garante também um caráter educativo adequado as especificidades dessas crianças. Esse reconhecimento da necessidade de se criar um espaço de aprendizado e conhecimento às crianças pequenas, traz a importância de repensar as relações da prática pedagógica desenvolvida até então nessas instituições. Este artigo busca realizar um breve levantamento histórico dos diferentes sentimentos atribuídos às crianças pequenas em diferentes períodos e sociedades, com o objetivo de clarificar os paradigmas educacionais atuais voltados à primeira infância. Outro aspecto refere-se à reflexão sobre as duas redes de ensino que são oferecidas: creches e pré-escolas dando visão ao objetivo de inclusão da criança de 0 a 6 anos de idade ao sistema de ensino e à proposta atual do cuidar e educar.Téléchargements
Publié-e
07-12-2007
Comment citer
DORIGO, H. M. G.; DO NASCIMENTO, M. I. M. AS CONCEPÇÕES HISTÓRICAS SOBRE AS CRIANÇAS PEQUENAS: SUBSÍDIOS PARA PENSAR O FUTURO. Educere et Educare, [S. l.], v. 2, n. 3, p. p. 15–32, 2007. DOI: 10.17648/educare.v2i3.652. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/652. Acesso em: 23 mai. 2025.
Numéro
Rubrique
Educação Infantil e Ensino Fundamental
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.