O ÍNDIO NA ESCOLA DO WARADZU: OS XAVANTE DE NOVA XAVANTINA/MT
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v10i19.10067Palavras-chave:
Xavante, cidade, escolaResumo
Atualmente indígenas no espaço urbano é uma constante, tanto em pequenas cidades quanto em grandes metrópoles e, nesse contexto, há os que entendem essa migração para o espaço urbano como uma perda da identidade étnica dos grupos indígenas. Todavia, essa visão evolucionista não percebe que a apropriação que os indígenas fazem do espaço urbano revela uma maneira de ser índio, porém no contexto citadino. Assim, ao migrar para as cidades, os indígenas buscam conhecimentos, direitos, estudos e cidadania. E com o intuito de contribuir com o campo de estudo que analisa essa migração, a presente pesquisa tem como foco crianças e adolescentes estudantes da etnia Xavante, residentes na cidade de Nova Xavantina, Mato Grosso. O objetivo central é compreender a afirmação da identidade Xavante após a migração para a cidade, no contexto escolar. Para tanto, foi realizada uma pesquisa etnográfica em duas escolas estaduais da cidade, usando como técnica para a coleta de dados observação participante, entrevistas semiestruturadas, entrevistas de grupo focal, diálogos informais e análise de documentos. Os dados foram coletados nos anos de 2009 e 2010 e foram entrevistadas 10 crianças/adolescentes com idade entre 10 e 17 anos. Como resultado a pesquisa reiterou a premissa que considera que estar em contato com o branco não torna o Xavante menos indígena, pois seus vínculos étnicos e a valorização aos seus costumes têm continuidade no espaço urbano. Mais que isso, na cidade a identidade Xavante é reafirmada e o contexto escolar se mostra como um espaço importante para se obter conhecimentos que auxiliem nas estratégias de defesa da sua etnia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.