DESAFIANDO O PRECONCEITO RACIAL: A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO MULTICULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v3i5.1061
Agencias de apoyo
CNPq
Palabras clave:
Educação, multiculturalismo, identidade negra, organizações multiculturais.Resumen
Considerando a pluralidade cultural como aspecto central a ser levado em conta no cotidiano das relações institucionais, o presente trabalho buscou trazer para a reflexão subsídios teóricos e práticos para repensarmos a escola como uma organização multicultural, particularmente focalizando a construção e reconstrução da identidade negra nesse espaço. Para tal, foi realizado um estudo de caso a partir das histórias orais de professores negros, tomando-se como referencial teórico três eixos centrais: o multiculturalismo, a identidade negra e organizações multiculturais. A importância de uma identidade institucional escolar multicultural e a compreensão do cotidiano escolar em perspectivas transformadoras é ressaltada, como possível caminho para tentar minimizar os preconceitos para com atores negros, contribuindo para a valorização de diversas culturas e o respeito às identidades plurais.Descargas
Publicado
16-04-2009
Cómo citar
DOS SANTOS, M. T.; CANEN, A. DESAFIANDO O PRECONCEITO RACIAL: A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO MULTICULTURAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 3, n. 5, p. p. 125–139, 2009. DOI: 10.17648/educare.v3i5.1061. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1061. Acesso em: 19 abr. 2025.
Número
Sección
Núcleo Temático: Educação, Políticas Sociais e Estado
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.